Cronograma Capilar

O QUE É O CRONOGRAMA CAPILAR?
O cronograma capilar é uma agendinha que você intercala hidratações, com nutrição e/ou umectação e reconstrução para manter (ou ajudar a recuperar visivelmente) a saúde dos fios. Confesso que na pesquisa para este eu não encontrei uma fonte confiável para lhe dizer quando e quem criou o cronograma, mas vou contar um pouco sobre ele e sobre as polêmicas (e esclarece-las) que rondam sobre esta rotina de cuidados.


(FOTO DO GOOGLE )


O cronograma é necessário?
A exposição ao vento, Sol, mudanças climáticas e nas próprias lavagens o cabelo vai perdendo sua força naturalmente com o tempo. E, se isso acontece forma natural, imagina isso com cabelos com química? A única diferença entre cabelos virgens, lisos, crespos, ondulados ou que receberam algum tipo de química é a necessidade. É notável que um cabelo virgem não precisa utilizar máscaras de tratamento sempre tanto quanto um cabelo com química precisa. Uma vez que o fio foi danificado com coloração, alisamento ou descoloração, a estrutura do fio foi mudada permanentemente. Uma vez danificada, jamais volta ao estado virgem, inclusive na cor natural. É por isso que precisa de cuidado constante, para alguns cabelos mais intenso, para outros menos intenso. Cada cabelo, uma sentença. É por isso que é tão importante entendermos o nosso cabelo. Só a gente (ou um tricologista, profissional responsável pela saúde dos cabelos da raiz às pontas) pode descobrir o que nosso cabelo realmente precisa e o que ele está passando


OS MITOS QUE RONDAM SOBRE O CRONOGRAMA
Mesmo com técnicas menos agressivas de lavagens dos fios como o low-poo — que busca reduzir a perda de componentes naturais dos cabelos eliminando o uso de produtos com substâncias mais agressivas — é fato que nenhuma técnica evita totalmente 100% a perda, assim como nenhuma técnica promete 100% uma recuperação dos fios. E é isso que causa polêmica em cima do cronograma capilar, pois, quem é adepto à técnica sem muito conhecimento sobre o que está aderindo, acredita e espalha aos quatro ventos que os fios irão se regenerar, como se a técnica fosse a salvadora da pátria. O que não é verdade e explicarei o porquê.
O que acontece é que muitos esquecem do que aprendemos lá na escola: o fio de cabelo é um tecido morto (saiba mais aqui e aqui). Como eu já disse agora há pouco, o fio é composto por 85% de queratina, ou seja, é praticamente proteína pura e, por isso, incapaz de se regenerar. Não há células "vivas" ali, somente cadeias de proteínas e alguns outros componentes dos quais já citei. Na realidade não há fase de "reconstrução", muito menos fase de "nutrição", já que o fio não possui nenhum componente bioativo para poder se regenerar e não "come" nada para se nutrir. Não sei se notou ao longo deste post, mas em nenhuma explicação de cada fase do cronograma acima citei estes termos errôneos a não ser no nome dado popularmente como título, seguido com o seu real propósito (reposição de lipídios e de massa). Acredito que o único nome correto seja hidratação, pois o fio realmente aloja as moléculas de água, devolvendo elasticidade natural e tudo aquilo que já citei em tal fase.

Agora que já sabe um pouco mais sobre o assunto eu lhes apresento a loja LadyHair Pro , lá você encontrará vários produtos para seu cronograma capilar, que são BB , bons e baratos , da sim para cuidar do cabelo sem gastar muito , confira os produtos clicando aqui 



6 comentários:

  1. Confesso que é uma coisa que não faço mas já ouvi falar muito bem
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Já fiz e gostei muito do resultado..hoje em dia eu vou usando cremes, mas não como num cronograma assim certinho.


    Bjim...
    >>blog Usei Hoje<<
    > Instagram<

    ResponderExcluir
  3. Estou em transição capilar e comecei meu cronograma, é um pouco diferente do seu, mas esta funcionando muito bem. Adorei a explicação.

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso seguir um,meu cabelo esta detonado..Vou seguir suas dicas bjs Aninha!

    ResponderExcluir
  5. Não fico sem cronograma capilar, acho que se não fosse por ele ja nem teria mais cabelo, cronograma é vida!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Blog! Eu amo dicas, e essa sobre Cronograma Capilar nunca fiz, mas quero fazer. Bjs

    ResponderExcluir