Tudo que você precisa saber sobre anticoncepcional e trombose

Ola amores tudo bem ? sei que o assunto foge um pouco do que vemos por aqui, mas cuidar da saudade é o principal não é mesmo, hoje vim falar sobre um assunto que tem deixado muitas pessoas com duvidas, inclusive eu . 
Bom dei uma pesquisada por aqui na internet e resolvi compartilha com vocês algumas coisas que achei bem interessante, vamos la :




O que é a trombose ?
De acordo com a SBACV, é uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias em um local ou momento não adequados -- não adequado porque a coagulação é um mecanismo de defesa do organismo. As veias mais comumente atingidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos). Os sintomas mais comuns são inchaço e dor.
O angiologista Ivanésio Merlo diz que, para ocorrer trombose venosa, é preciso que ocorra uma das três situações: trauma vascular, estase venosa (má circulação) ou alteração do poder de coagulação sanguínea.

Se eu tomar pílula, é verdade que terei mais risco de ter trombose?

Sim. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mulheres que usam anticoncepcionais contendo drospirenona, gestodeno ou desogestrel (caso das pílulas) têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, do que as mulheres que não usam contraceptivos hormonais combinados. De qualquer forma, segundo os médicos especialistas, se não há outros fatores de influência, o risco ainda assim é pequeno.
Os benefícios dos anticoncepcionais na prevenção da gravidez continuam a superar seus riscos. Além disso, os riscos de eventos como trombose envolvendo todos os contraceptivos orais combinados é conhecidamente pequeno”, informou a Anvisa.

Quem deve evitar tomar a pílula?
Fumantes, mulheres com histórico de trombose na família, pacientes com enxaqueca frequente, obesas, diabéticas, entre outros fatores. Mulheres sedentárias também podem apresentar algum efeito colateral, assim como aquelas pacientes que têm dores de cabeça com pequenos lampejos (cefaleia precedida de aura) -- quando a mulher vê “estrelinhas, raios de luz”. Os médicos apontam que aquelas que têm mais de 35 anos e são fumantes estão proibidas de usar pílula.


* Não necessariamente uma mulher que faz uso de anticoncepcional terá trombose. É que alguns medicamentos estão relacionados ao aumento do risco. Portanto, o médico deve levar em conta se a garota tem outros fatores de risco. Jamais tome uma pílula por conta própria!*

Quero lembrar que não sou medica, e como disse acima são apenas informações que achei interessante e quis compartilhar. Qualquer duvida sobre seu anticoncepcional procure seu médico ....

11 comentários:

  1. Eu fico meio com medinho Tah, pior que tenho que tomar, emendando cartela ainda por cima, pq tenho mioma e como ele "se alimenta" da menstruação, pra mim é melhor ficar o máximo possível sem ela :/

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    | Cadastre-se no Clixsense e Ganhe por Clicar em Links |

    ResponderExcluir
  2. Morro de medo de aumentar minhas chances de ter varizes na perna por causa do anticoncepcional :( Adorei o post, assunto muito bom

    Beijooos
    Le Duo

    ResponderExcluir
  3. Super informativo esse post. Por isso, a importância do acompanhamento do Ginecologista. Eu mesmo utilizo anticoncepcional há anos e não tenho nenhum tipo de efeito colateral.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bem legal esse post e muito bem explicadinho. Adorei.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, isso é assustador e muito importante todos saberem..

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já vi vários casos de meninas que deram trombose e isso me abalou um pouco, confesso que tenho receito em tomar anticoncepcional e por isso evito ao máximo que posso.
    Adorei o post, super informativo.
    Beijos

    www.pincelandobeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não consigo tomar acredita? Me dá muita dor nas pernas que fica insuportável. Pílula é veneno.

    ResponderExcluir
  8. Bem útil esse post amiga, legal abordar sobre esse assunto.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que post super interessante e cheio de informações importantes!
    É muito bom essas postagens assim, pois informa muitas pessoas!!!
    Beijos
    Lilica

    ResponderExcluir
  10. Bacana seu post.
    É super importante esse tipo de alerta e mais importante é procurar um médico e ter uma conversa franca com ele. Isso pode minimizar danos futuros.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  11. Já vi uma amiga ficar bem debilitada com o uso delas, é uma preocupação! Prefiro outros métodos


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues


    ResponderExcluir